ALPHATEC investe em novas tecnologias

Alta temperatura, alta pressão, alta abrasão. Estas condições de desgastes severos estão entre as condições de serviços às quais equipamentos utilizados na indústria do petróleo são submetidos. Visando prolongar a vida útil e diminuir os custos de reposição de equipamentos, em alguns casos se aplica uma camada de metal de alta dureza sobre a peça. Durante a operação, esta camada fica exposta às intempéries e sofre todo o desgaste, preservando a ferramenta.

Diante desse cenário, a Alphatec investiu na aquisição de novos equipamentos com tecnologia de ponta e apresenta ao mercado soluções para revestimentos especiais de acordo com as necessidades específicas de cada cliente. A partir de agora, a empresa conta com o Processo de Revestimento por PTA (Transferência por Arco de Plasma, na sigla em inglês), que será aplicado em pinos de Risers fabricados em aço carbono, inox e duplex; nas caixas das linhas de choke e kill; em hard-banding de drill pipes; na aplicação de Inconel no interior de tubos e suas curvas; em brocas de perfuração, sede válvulas e outros equipamentos e ferramentas utilizadas na área de Exploração e Produção.

O processo de revestimento por PTA está baseado na fusão do material de deposição em um arco de plasma de argônio de ultra alta temperatura e sua deposição na superfície do metal base, em um processo controlado, de deposição pontual e contínua. Este processo tem inúmeras vantagens sobre as tecnologias tradicionais de revestimento: Oferece alta produtividade; alta repetibilidade; grande estabilidade do processo, baixa distorção, baixo impacto no arranjo estrutural do metal base, baixa taxa de diluição do metal base e, na maioria dos casos, dispensa qualquer tratamento térmico na peça após a aplicação.